Skip to main content

13/04/2023 – Sétimo dia

Neste dia, como de costume, saí logo cedo pois tinha planejado pedalar 100 quilômetros.  A minha expectativa é de que seria um dia relativamente tranquilo pois apesar da distância a altimetria não parecia desafiadora. A região das mesetas é praticamente plana, mas apesar disso neste trecho subi 1649 metros e desci outros 1617 metros. 

No primeiro trecho entre Leon e Carrion de Los Condes o caminho margeia a estrada P-980 que é uma reta com pouca inclinação. Em Carrion de los Condes fica o Real Monastério de Santa Clara fundado em 1231 por duas discipulas diretas de Santa Clara, um dos monastérios Claristas mais antigos da Espanha. 

O caminho para Terradillos de los Templários segue margeando a PP-2411 até que ao cruzar o Arroyo de la Rivera, daí em diante segue pelo Caminho a Carrion de los Condes, saindo de Terradillos de los Templários segui em direção a Sahagun, passando por Ledigos, sempre margeando a N-120.

Sahagún é reconhecida como equador do caminho, ou seja, está localizada praticamente no meio do caminho francês. Lá fica a bela Ermita de la Virgen del Puente e a igreja de San Tirso construída no século XII e que representa o melhor exemplo da arte Mudéjar Castellano-Leonés. 

Seguindo o caminho passei por Bercianos del Real Camino, El Burgo Ranero, Reliegos, Mansilla de las Mullas, chegando em León no final da tarde.

O planejamento indicava um trecho relativamente fácil, entretanto por desconhecimento deixei de levar em conta a possibilidade do vento criar dificuldades. Neste dia o vento contrário ao sentido em que eu pedalava foi de aproximadamente 25 nós, ou seja, 46 quilômetros por hora. 

Em León me hospedei em um excelente apartamento chamado Mauro Suites, muito próximo da Catedral de León, esta em estilo gótico com influência francesa que teve a sua construção iniciada em 1205 e que possui vitrais maravilhosos. O apartamento está localizado bem no centro histórico da cidade, vizinho da também histórica Casa Botines, edifício Art Nouveau projetado pelo conceituado arquiteto espanhol Antoni Gaudí.