Skip to main content

11/04/2023 – Quinto dia

Saí novamente antes do nascer do sol com destino a Burgos. Este trecho do caminho, apesar de uma topografia relativamente agradável tem subidas que no total somam aproximadamente 1100 metros, passando por Grañon, Redecilla del Camino, Viloria de Rioja, Belorado – onde visitei o Monastério de Santa Clara e assisti a missa – Tosantos com sua bonita Ermita de la Virgem de La Peña no alto de uma colina, Villambistia e Villafranca Montes de Oca.

Em San Juan de Ortega parei para comer no bar/albergue El Descanso de San Juan, antes de seguir o caminho para Santovenia de Oca e Zalduendo, passando por muitos campos plantados, enfim, belíssimas paisagens, e um caminho pedregoso, mas de boa qualidade, com muitas subidas e descidas

A chegada em Burgos se dá por uma ciclovia de aproximadamente 3,5 km ao longo do Parque La Quinta, às margens do rio Arlanzón.

Vale lembrar que uma parte importante deste trecho entre Santo Domingo e Burgos, margeia a estrada Nacional Logroño-Lugo, sendo que na maior parte do trajeto o piso é de ótima qualidade, apesar de alguns trechos de pedra.

Em Burgos me hospedei no Hotel NH Palácio de Burgos, bem próximo da Catedral, do maravilhoso Arco de Santa Maria e do Museu da Evolução Humana que vale muito a visita.

A Catedral de Burgos, dedicada à Virgem Maria, foi construída a partir de 1221 seguindo os padrões góticos franceses, similar às grandes catedrais de Paris e Reims. No caminho para a catedral, passamos pelo Arco de Santa Maria, um dos monumentos mais emblemáticos de Burgos, construída no século XI, que era uma das doze portas de acesso à muralha da cidade.