02/05/2024 – Segundo dia
Saí de Santarém logo cedo, para chegar a Tomar a tempo de visitar o Convento de Cristo, conjunto arquitetônico considerado Patrimonio Mundial pela UNESCO, que inclui o Castelo Templário de Tomar, a igreja Manuelina, a Rotunda, ricamente decorada, além dos Claustros quatrocentistas.
Logo ao sair da cidade fui presenteado com um belíssimo nascer do sol visto de um pequeno parque, o Jardim das Portas do Sol, localizado no alto de uma colina debruçada sobre o rio Tejo.
O trajeto, no seu início bem pouco acidentado, passou por pequenos vilarejos como Alcanhões, Pombalinho, Azinhaga – a cidade onde nasceu o poeta José Saramago, Prêmio Nobel da Literatura em 1986 – além de Golegã com sua belíssima Igreja Matriz com um esplêndido portal no estilo Manuelino.
Seguindo pelo caminho, passei pelo bonito Palácio da Quinta da Cardiga, um edifício histórico, doado no século XII à Ordem dos Templários, e que foi posteriormente transferida para a Ordem de Cristo.
Mais à frente, passei por Atalaia antes de chegar a um dos piores trechos do dia, uma subida relativamente íngreme com o piso de pedras soltas, o que dificultava muito pedalar. Neste trecho tive que subir empurrando a bicicleta para conseguir vencer a inclinação. Entretanto, após a subida, o caminho até Tomar foi bem tranquilo e cheguei por volta da 13hs.
Lá chegando fui a um excelente Bike Shop chamado DropZone para regular o câmbio da bicicleta, pois as marchas estavam pulando e descobri que na realidade a corrente estava prestes a se romper. O conserto ficou ótimo.
© 2025 Around the World - Aventuras pelo Mundo.