09/09/2023 – Primeiro dia
Comecei o caminho em Santa Rita do Passa Quatro, na frente do Santuário Santa Rita de Cássia. A igreja, que foi abençoada em 1962, hoje pertence à Arquidiocese de Ribeirão Preto. Apesar de não fazer parte do caminho oficial, foi aqui que consegui o meu primeiro carimbo (na verdade uma marca d’agua da Paróquia) e visitá-la vale muito a pena. O Santuário é impressionante e foi recentemente restaurado, no seu aniversário de 150 anos.


Saí de Santa Rita em direção a Tambaú às 11:30hs, pela rodovia Túlio Ribeiro, até o portal da cidade. Depois de um trecho de asfalto, próximo à entrada para o morro Itatiaia, segui pela estrada de terra num caminho bem pouco acidentado. Nessa fase o trajeto é relativamente plano.


Chegando a Tambaú fui visitar o Santuário Nossa Senhora Aparecida do Beato Donizetti, que foi construído entre 1961 e 1966, dedicado à Nossa Senhora Aparecida, e feito em homenagem ao Padre Donizetti que havia prometido construí-lo quando a Igreja Matriz de Santo Antonio pegou fogo e apenas a imagem de Nossa Senhora sobreviveu ao incêndio. As pinturas nas paredes da igreja fazem referência à vida do Padre Donizetti e ao incêndio.
Saindo de Tambaú segui em direção à Casa Branca por estradas de terra com plantações de cana dos dois lados e um campo dourado com uma plantação de trigo.


Passei por algumas capelas no caminho.
Chegando em Casa Branca fui conhecer as duas principais igrejas da cidade, que ficam em duas colinas opostas. Na primeira, no Santuário de Nossa Senhora do Desterro, estava sendo realizado um casamento, muito bonito. Acompanhei a chegada da noiva em um Cadillac preto.
A Capela foi construída em 1936, mas sua origem remonta ao ano de 1869 quando o Coronel João Gonçalves dos Santos, cumprindo promessa feita à Virgem Maria, construiu uma humilde capelinha no lugar então denominado Alto da Boa Vista.


Em seguida me dirigi à igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, também muito bonita. As obras da Matriz foram iniciadas em 1843 em estilo eclético neo-renascentista e ela foi inaugurada em 08 de setembro 1888. No entanto, na madrugada de 23 para 24 de dezembro do mesmo ano, a igreja pegou fogo, tendo sido reconstruída nos anos seguintes.
Saindo de Casa Branca peguei uma estrada de terra em direção à Itobi em um trecho praticamente plano com fazendas de um lado e pequenas chácaras do outro. Cheguei a Itobi às 18:30hs e me hospedei no Hotel Ypê.
