Saí de Massa pela Via Guadagni, que cruza pelo alto das colinas e possibilita uma bela vista do mar. Passei ao lado do Castello Aghinolfi. Devido à sua posição estratégica, este castelo sempre gozou de grande importância. De suas muralhas, em condições normais de visibilidade, avista-se toda a costa Tirrena do Mar da Ligúria, desde o Golfo de La Spezia até Livorno.
A primeira cidade no caminho foi Pietrasanta, onde visitei o Duomo, construído em 1223 e ampliado em 1330. O exterior é revestido com mármore branco abundante na área. Os brasões na fachada lembram o domínio genovês e florentino da cidade, além do grande brasão do Papa Leão X.
O trajeto entre Massa e Lucca cruza uma cadeia de montanhas conhecida como Alpes Apuanos, e a estrada SP1, que cruza esta serra e margeia o rio Vezza na parte inicial, tem seu ponto mais alto a aproximadamente 220 metros acima do nível do mar. Após vencida a subida, o caminho até Lucca é muito tranquilo, pois Lucca está praticamente ao nível do mar. Cheguei a Lucca por volta das 11h. Foi um percurso relativamente rápido.
Chegando em Lucca, aproveitei para visitar algumas importantes igrejas, entre elas a Igreja de San Michele in Foro, construída no século VIII e reformada nos séculos seguintes,
e a Basílica de San Frediano, que possui um belo mosaico bizantino em sua fachada, retratando a Ascensão de Cristo entre os anjos, na presença dos Apóstolos.
© 2025 Around the World - Aventuras pelo Mundo.