Skip to main content

Saí de Lucca logo cedo em direção a San Gimignano. O percurso atravessa uma área agrícola em que, na parte inicial, predomina a produção de cereais, e a primeira parada no trajeto, Altopascio, é conhecida pela sua produção de pães. Nesta cidade, visitei a Igreja de San Jacopo, construída no local de uma igreja anterior, no século XII, em estilo românico pisano. Sua fachada é dividida em duas partes, de acordo com os modelos lombardo e pisano-pistoiano. O portal tem uma moldura de mármore lisa e, acima dela, há uma luneta (meia-lua acima do portal) com incrustações de mármore, duas figuras de leões frente a frente e duas estátuas de leões nas extremidades. A torre sineira foi construída em 1280.

Mais à frente, após atravessar um bosque, passei pela Ponte a Cappiano, uma ponte medieval sobre o canal Usciana, construída no início da Idade Média e, à época, administrada pelos Ospitalieri di Altopascio. 

Seguindo o caminho, visitei em Fucecchio a Igreja de Santa Maria delle Vedute, construída na primeira metade do século XVIII para ampliar o oratório de San Rocco fuori le mura. A igreja leva o nome da imagem da Madona que foi transferida para lá em 1730, vinda da localidade de “Le Vedute”, nos bosques de Cerbaie.

Passando por San Miniato Basso, os cereais começam a ceder espaço para as videiras, que se tornam cada vez mais presentes na paisagem. Cheguei a San Gimignano por volta das 15h30.