01/05/2024 – Primeiro dia
Cheguei em Lisboa no dia 30 de abril e logo após o almoço fui buscar a bicicleta alugada pelo site www.bicigrino.com, na Oficina 35 em Lisboa. Mais uma vez escolhi receber a bicicleta montada e já regulada para facilitar a minha vida.
Como de costume, reservei todos as minhas hospedagens antecipadamente (praticamente um ano antes) através do site www.booking.com e, assim, tinha um roteiro já definido a priori, com objetivos claros a serem alcançados a cada dia. Tudo correu como esperado e não tive dificuldade com nenhuma das minhas reservas (a reserva antecipada é muito importante).
No dia seguinte, às 6:30hs, iniciei o Caminho na Praça do Comércio em Lisboa, às margens do Tejo.
Este primeiro dia, apesar de longo, aproximadamente 93km, prometia ser tranquilo pois o percurso segue margeando o rio e não apresenta alto grau de dificuldade. O trajeto atravessa muitas áreas agrícolas, com plantações de trigo, milho, ervilhas e tomate, entre outros, e divide o espaço com as videiras, abundantes na região.
As pequenas igrejas presentes em diversos vilarejos são de construção bastante simples, sem muito rebuscamento arquitetônico, até chegarmos a Santarém, onde encontramos a Catedral da Sé e o Museu Diocesano, construções muito bonitas e com belíssima decoração. Por fim visitei o convento de São Francisco, bem no centro da cidade.
Santarém é uma cidade muito antiga, localizada no alto de uma colina, que por sua proximidade com o Tejo tem uma história que vem desde povos muito antigos (Fenícios, Gregos e Cartagineses).
© 2025 Around the World - Aventuras pelo Mundo.