Skip to main content

10/09/2023 – Segundo dia

Saí de Itobi por volta das 7 horas. Passei em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, que estava fechada, e segui pela estrada vicinal Padre Gino Righetti em direção à Vargem Grande do Sul. Nesse trecho atravessei diversas plantações de hortifruti, avistei um belíssimo tucano, além de um lindo Carcará. Ao longo do caminho existem diversas capelas em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.

Em Vargem Grande visitei a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida e a Matriz de Santana, na praça Capitão João Pinto Fontão, ponto central do município. As igrejas são muito bonitas e valem a visita.

Saindo de Vargem Grande, segui pelo caminho da Via Crucis até a igreja Perobá. 

A poucos metros dali, na encruzilhada seguinte, virei à esquerda e enfrentei uma das primeiras subidas difíceis do caminho, tanto pela inclinação quanto pelo fato do trecho estar em obras e com muita movimentação de terra. 

No alto fica a Pousada do Wagner, bem em frente à 15ª e última estação da Via Crucis.

Seguindo por esse caminho, cheguei até São Roque da Fartura, no alto da Serra da Fartura, a uma altitude de aproximadamente 1350 metros. A subida desde Vargem Grande foi de mais ou menos 650 metros. Foi a primeira serra do meu caminho.

A partir de São Roque, segui pelo asfalto até o caminho em direção a Águas da Prata. Tive a ajuda de um motorista que parou para falar comigo e me indicou o caminho antigo, com uma descida mais íngreme e pedregosa, mas bem mais curto que o caminho alternativo. A descida foi relativamente tranquila.

Chegando em Águas da Prata fui até a Pousada do Peregrino e continuei no caminho, pois havia planejado dormir em Andradas e faltavam uns 30 km.

Segui pela estrada de terra em direção à Fazenda Pratinha e ao Pico do Gavião. Atravessei uma plantação de sorgo e diversas propriedades onde se cria gado. Foi a segunda serra do dia, novamente uma subida de 600 metros.

Passei por diversas capelas, entre elas a Capela de Ferro, a do Sagrado Coração de Jesus e a de São Cosme e Damião. 

O final do dia foi maravilhoso, com um céu alaranjado. Cheguei em Andradas às 18:45hs e me hospedei no Hotel Dela Inn, próximo à praça central.