Skip to main content

Saí logo cedo, antes das 7h, com o nascer do sol e um lindo céu alaranjado. Após pouca distância, passei pela Abbazia di Chiaravalle della Colomba, uma abadia cisterciense dedicada a Santa Maria Assunta, fundada em 1136, quando Arduino, bispo de Piacenza, por iniciativa de São Bernardo, então abade de Claraval, concedeu ao mosteiro seus primeiros bens fundiários.

Mais adiante, passei pela Abadia de Castione Marchesi, ou Abadia de Santa Maria Assunta, uma antiga abadia beneditina fortificada, com uma igreja adjacente, construída no início da Idade Média em estilo românico; o complexo está localizado no vilarejo de Castione Marchesi, no município de Fidenza. 

Mais à frente, no centro de Fidenza, passei pela Piazza Garibaldi e seu obelisco, construído no final do século XIX, em homenagem a Giuseppe Garibaldi, o “Herói de dois mundos”.

Saindo da cidade, em direção a Fornovo, em um vilarejo chamado Cabriolo, passei pela pequena igreja de San Tommaso Becket, arcebispo de Canterbury, que ali parou em 1167. Fundada entre os séculos XII e XIII, a igreja era originalmente a capela de uma residência dos Cavaleiros Templários. Vestígios românicos podem ser encontrados nas paredes internas da capela, bem como um belo afresco do século XV.

Seguindo o caminho, passei por uma região relativamente acidentada, mas muito rica em agricultura e pecuária. 

A última parada antes de chegar ao meu destino foi em Costamezzana, já relativamente próximo de Fornovo, onde cheguei por volta das 13h.