Skip to main content

12/04/2023 – Sexto dia

Acordei bem cedo e saí novamente ao alvorecer. No caminho da saída de Burgos em direção a Villalcazar de Sirga, passei pelo antiquíssimo edifício da Faculdade de Direito da Universidade de Burgos, conhecido como Hospital del Rey, fundado em 1195 por Alfonso VIII e que no passado serviu como um centro de acolhimento de peregrinos. Na parte urbana existe uma ciclovia que segue até a saída da cidade. 

Saindo de Burgos passei por Villabilla de Burgos, muito próxima, praticamente ainda na área urbana e segui para Tardajos, uma pequena cidade com uma bonita igreja em estilo gótico com elementos renascentistas dos séculos XIII a XVI com diversos ninhos de cegonhas na sua torre. 

Em seguida, não muito distante está o pequeno vilarejo de Rabé de las Calzadas com uma bela igreja com um antigo portal cisterciense do século XIII.

Seguindo pelo caminho dos peregrinos, passei por campos cultivados, Hornillos del Camino, Hontanas, pelas ruinas do Convento de San Anton, Castrojeriz, Itero de la Veja, Boadilla del Camino, até alcançar o Canal de Castilla, responsável pela irrigação das plantações ao redor. 

 No trecho até Fromista, pedalei paralelo ao canal em um caminho de pedra em boas condições, até chegar à Eclusa Quádrupla do Canal de Castilha. 

Deixando Fromista, segui por uma estrada relativamente plana até alcançar Villalcázar de Sirga, onde me hospedei na Casa Abuela Gaspara, uma casa ampla com sala, cozinha, quarto, e tudo mais, de fato uma ótima estada. 

A igreja de Santa Maria la Blanca na praça principal de Villalcazar de Sirga é um templo-fortaleza ligado aos Templários que teve a sua construção iniciada no final do século XII na transição do Românico ao Gótico.