05/05/2024 – Quinto dia
Acordei em Águeda e estava chovendo mais do que no dia anterior, e sem previsão de parar tão cedo. Decidi sair assim mesmo. Ao longo do dia a chuva variou muito, hora mais forte, hora mais suave, mas chovia sem parar.
O primeiro vilarejo no caminho foi a freguesia de Trofa, ainda parte do concelho de Águeda.
Em seguida passei por Albergaria-a-Velha, um vilarejo, elevado à categoria de cidade em 2011, que tem uma história que remonta ao século XI quando a rainha D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, doou uma vasta extensão de terras a um fidalgo que se comprometeu a manter aberta uma albergaria para acolher os viajantes pobres que por ali passassem.
A proximidade com as comemorações da festa de Nossa Senhora de Fátima, dia 13 de maio, ocasião da primeira aparição da Santíssima Virgem Maria a três crianças: Lúcia, Francisco e Jacinta, fez com que o caminho estivesse repleto de peregrinos, a pé, com destino a Fátima. Eram grupos grandes de pessoas que caminhavam juntas e não se importavam com a chuva, pois tinham data certa para chegar em Fátima.
Neste dia, em função das chuvas, pedalei a maior parte do percurso pelo asfalto e cheguei em Vila Nova de Gaia ao redor do meio-dia, foi bem mais rápido do que pelos caminhos secundários.
© 2025 Around the World - Aventuras pelo Mundo.